terça-feira, 27 de agosto de 2013

Educação?

O que é educação? Podemos entender o termo educação no senso comum de duas maneiras, quando tratamos da educação moral e de valores geralmente a educação é fruto e responsabilidade da família, porém quando falamos em educação como ensino, então temos a mesma como responsabilidade da escola. Desta forma quando falamos em educação (ensino) não importa qual termo utilizamos, mas sim qual é a maneira que se realiza esse ensino. Não importa de qual educação estamos falando, ela sempre se dará pela passagem de conhecimentos ou informações de forma oral ou escrita por um "educador" a seu "educando". Tal que nesse processo é só valorizado e priorizado o conteúdo, não se pensa no método de ensino e não é levado em consideração características oriundas do educando e do educador.
Assim o professor é detentor do saber, deve expor conteúdos aos alunos e eles tem a obrigação de aprender mesmo com um método de ensino reduzido a exposições. Logo dentro de um processo de ensino devemos levar em consideração três variáveis, o educando, o educador e o conteúdo.
Em um sentido mais amplo a educação consiste na apropriação de cultura, tal que envolve conhecimento, valores, crenças, tecnologia, etc, assim a educação vai muito além do senso comum da educação familiar ou da escola tradicional. Logo entendemos que a educação forma o homem por completo.
O político em um sentido amplo, significa a convivência em grupo, é o social, assim para a educação essa condição implica em formar um sujeito para a sociedade, logo a educação e o ensino ganham outra finalidade. Passa-se a olhar e haver certa preocupação com o educando e a forma com a qual ele irá aprender com a possibilidade de vivências de situações concretas que devem corresponder ao meu objetivo de formar um ser educado intelectualmente e socialmente. É importante também que o aluno queira aprender, que ele se sinta desafiado, motivado e que do educador receba plenas condições para que seja possível o educando se fazer sujeito, ou seja, para o educando se fazer "homem educado". O educador é responsavel por criar situações para que o educando construa o seu sujeito na sociedade, o educador deve ter consiencia de que sua função interfere no sujeito democrático e na sociedade.
Pense nisso!!! Que sociedade queremos? Estamos educando para ela?



Nenhum comentário:

Postar um comentário