quarta-feira, 4 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Uma negociação em sala de aula.

"a educação, hoje, sofre grande pressão no sentido de sua transformação e enfrenta o desafio de ser repensada e de promover mudanças no seu papel, finalidade e inserção social”(Barbosa, 2004).
Devido a grandes mudanças culturais e da necessidade da sociedade e até mesmo avanços tecnológicos, hoje a escola e a própria educação deve ser repensada, no sentido de sua finalidade e produtividade, que tipo de frutos queremos produzir? O que teremos que fazer para conseguir suprir o que hoje a sociedade deseja de nossos jovens? O que é importante a escola ensinar? Qual é a matemática que meu aluno deve aprender? E qual ele deseja aprender?
São estas variantes que fazem com que hoje inúmeros estudiosos reflitam e busquem estratégias para que todas estas questões sejam sanadas. Pode-se dizer que hoje já saímos um pouco daquele tradicionalismo da escola, podemos ver algumas mudanças como por exemplo, professores sendo mediadores do saber e propondo e selecionando tarefas tal que seja possível o aluno construir seu próprio conhecimento, conseguir entender e argumentar matematicamente sobre algo que ele mesmo construiu, pensou e que para ele faz sentido, são metodologias como investigações e resolução de problemas que promovem estas conquistas.
Porém mesmo com todas estas metodologias alternativas a matemática ainda é vista por muitos dispersa do dia a dia sem aplicações e sem nenhuma relação, como se tudo fosse no abstrato e que não pudesse auxiliar e nem se aplicar em nenhum momento da sua vida. Então para que aprender matemática? É tão chato, eu não entendo nada, nem sei para que serve... não me chama atenção.
Paramos então para pensar sobre uma negociação em sala de aula, que alie o conteúdo escolar a ser passado ao contexto dos alunos, algo que seja de interesse deles, de modo a usar a educação matemática para que construam significados diante daquilo que os rodeia. Trata-se de aproximar a matemática da escola com a matemática do dia a dia do nosso aluno, e aliar o que eles gostam a um conteúdo por meio de um método, assim alunos terão mais motivação e estimulo para aprender e desenvolveram habilidades em relacionar a matemática com seu trabalho, sua vida posteriormente.
Negocie com seu aluno, e venda a ele uma matemática para sua vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário