sábado, 5 de outubro de 2013

Tecnologias e Professores de Matemática: usos e desafios

Professores buscam na formação continuada um espaço de reflexão acerca das práticas efetivas do espaço escolar. Esses espaços de formação deveriam discutir questões pertinentes aos processos de
ensino e de aprendizagem, mas, na verdade, muitas vezes o que encontram são teorias totalmente adversas
de sua prática.
Dessa forma, segundo Costa (2004), o que ocorre é um descompasso entre os processos de formação continuada e a prática de sala de aula, visto que os professores não conseguem realizar mudanças significativas e muitos continuam a viver sua profissão de forma solitária, buscando individualmente resolver os problemas oriundos do calor da prática pedagógica.
Dessa forma o projeto de pesquisa da Professora Eguimara Selma Branco, consiste na análise dos movimentos de (re)construção de conceitos matemáticos por professores de Matemática, a partir do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), especificamente softwares para trabalho com conceitos matemáticos, ao participarem de um grupo de trabalho colaborativo que permitirá a troca de experiências entre professores por meio de fóruns, chats e produções em wiki, na modalidade a distância e em encontros presenciais pré-estabelicedos.
Segundo a autora:
A apreensão do conhecimento na perspectiva das tecnologias digitais, em especial o computador e a
internet, precisam ser assumidas como possibilidades didáticas. Mas esse ensinar não deve limitar-se a um contexto de reprodução das aulas convencionais, muito menos de ensinar a lidar com a máquina, mas sim num contexto de construção do conhecimento, de professores que ensinam com o computador. Neste sentido, a importância do professor vivenciar a aprendizagem de conceitos usando diferentes TICs, compreendendo este “novo” movimento de aprender conceitos na era digital.
Segundo Valente:
não se trata de criar condições para o professor dominar o computador ou o software, mas sim auxiliá-lo a desenvolver conhecimento sobre o próprio conteúdo e sobre como o computador pode ser integrado no desenvolvimento desse conteúdo. Mais uma vez, a questão da formação do professor mostra-se de fundamental importância no processo de introdução da informática na educação, exigindo soluções inovadoras e novas abordagens que fundamentem os cursos de formação. (1997, p.14).
A utilização de recursos tecnológicos, como proposta para estudos de um grupo colaborativo de professores, pode se constituir em um espaço criativo de reconstrução de práticas de professores de Matemática. Dentre essas tecnologias, a internet se destaca com grande aplicabilidade, uma vez que se constitui numa ferramenta de auxílio ao grupo de professores na pesquisa, produção, socialização e interação para o enriquecimento das práticas pedagógicas.

Leia mais em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/142-1-A-gt6_branco_ta.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário