quinta-feira, 30 de agosto de 2012

UTILIZAÇÃO DE WEBQUEST NA AULA DE MATEMÁTICA




PALAVRAS-CHAVE: Webquest; Geometria; Cooperação; Metodologia tradicional.
REFERÊNCIA:
DIO, Rosana Gagliotti De; ANDRADE, Susimeire Vivien Rosotti de. Utilização de webquest na aula de Matemática. Disponível em: http://pibidfafiuv.pbworks.com/w/file/57560471/webquest.pdf. Acesso em: 30 ago. 2012.


A utilização da webquest como metodologia, nos traz a possibilidade de fornecer aos nossos alunos aulas criativas, dinâmicas e motivadoras. A webquest trata-se de um modelo simples e rico para possibilitar estas ações educacionais na web, sendo a webquest uma investigação orientada com recursos da internet, fundamentada com o pensamento de que aprendemos muito mais com os outros do que individualmente.
Uma webquest é constituída por seis componentes: introdução, tarefa(s), processo, recursos ou fontes, avaliação e conclusão.
· A introdução: informação básica e interessante aos alunos.
· A tarefa: descrição do trabalho interessante e motivador que será realizado pelos alunos, com coerência ao nível de maturidade e ao tempo disponível.
· O processo: descrição das atividades a serem realizadas e os procedimentos a serem seguidos pelos alunos para que alcancem um "produto final" que os levem a formular novas hipóteses e construir novos argumentos.
· Os recursos: catálogo com links, para os sites interessantes previamente selecionados e onde os alunos obtêm a informação necessária para elaborarem o trabalho.
· A avaliação: documento em que descreve o processo de avaliação do seu trabalho.
· A conclusão: Aproveite este espaço para propor duas ou três questões, numa outra perspectiva, sobre o mesmo assunto, ou seja, conclua sua web Quest deixando a oportunidade de ampliar o conhecimento proposto pelo trabalho.
A implantação do uso do computador impõe desafios ao professor no âmbito referente às emoções, a reorganizar o currículo, na dinâmica, na criatividade, no inserir uma nova linguagem dentro do contexto escolar, e no possibilitar a socialização do aluno e da aula com o mundo lá fora, é preciso que o professor esteja preparado para lidar com imprevistos durante uma aula envolvendo as Tis, uma justificativa muito usada por professores que não querem correr esse risco saindo da comodidade no ensino tradicional.
“Para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC, no Estado do Paraná está vigorando o Programa “Paraná Digital” com o Projeto “Portal dia a dia Educação””, que visa levar o acesso das Tis aos alunos e professores da rede pública de Educação Básica do Paraná, tal que grande parte dos colégios da rede pública tem seus laboratórios de informática com computadores e internet a disposição.
O acesso a essa técnica cultural que é o computador que se estrutura e se molda través da maneira como é usado provoca mudanças e progressos no conhecimento, desta forma é um direito do aluno ter contato com essa ferramenta que enriquece o ensino/aprendizagem, favorecendo as experimentações matemáticas e potencializando a resolução de problemas, ajudando na visualização, na generalização e facilitando no manuseio, tal que se permite realizar construções com colaboração e interação do aluno, mostrando a ele um mesclar de teoria e prática.
O artigo faz referência ao uso da web Quest para a elaboração de atividades do conteúdo de geometria espacial, no 3º ano do ensino médio e no curso profissionalizante, enfatizando a importância dos conhecimentos geométricos da matemática e o cuidado na elaboração deste conteúdo trabalhado a partir da web Quest.
A pesquisa realizada se baseia na aplicação de uma web Quest e num questionário que visa tabular dados referentes à qual o lugar em que o aluno obtém contato com a internet, qual a disciplina que os mesmos consideram mais complicadas e quais suas opiniões em relação a aulas diferenciadas, também questionou-se sobre a falta de computadores e a intervenção disto na aprendizagem, levantou-se dados sobre quais dificuldades obtiveram durante as atividades, e no final apresenta-se um relato de experiência perante a pesquisa realizada e o decorrer de cada atividade.
Conclui-se então que depois da aplicação da webquest auxiliando na aprendizagem do conteúdo de geometria espacial os alunos passaram a reconhecer os sólidos geométricos, se tornando ativos na construção do seu saber, porém observou-se que tal tarefa se consolidou como sucesso somente devido a cooperação e participação dos alunos, possibilitando trocas de informações, facilitando as tarefas e cumprindo suas atividades, assim podemos pontuar algumas vantagens no uso da metodologia webquest na sala de aula:

 [...] facilidade do aluno em visualizar as figuras geométricas espaciais, identificando-as na natureza, observando suas planificações, maior diversidade de exemplos, o trabalho cooperativo é mais prazeroso e efetivo, facilitando a troca de informações não só do conteúdo pesquisado, mas de uma socialização maior e também de levar o aluno a fazer um bom uso da internet adquirindo conhecimento e cultura através das informações necessárias à construção de sua tarefa, e, enfim, o professor passa a ser um orientador do melhor caminho a seguir para a construção do conhecimento pelos próprios alunos, podendo inclusive aprender junto com os alunos através da prática cooperativa.

Dessa forma mesmo com tantas vantagens e resultados apresentados, o trabalho realizado com a utilização da webquest como metodologia de ensino deve ser muito bem elaborado e pensado para que se obtenham resultados significativos tanto para o aluno quanto para o professor, que deve desempenhar o papel de instigar o aluno a investigar, a pesquisar, a buscar seu próprio conhecimento nessa interação e motivação que promove uma aula criativa e inovadora com a socialização do aluno com nesse cibespaço rico em informações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário